Quem sou eu

Minha foto
Pastor da Igreja Evangelica Assembleia de Deus. Conferencista e pregador itinerante da Palavra de Deus, atualmente Pastor Presidente da AD Belém Campo de Imbituva PR, Doutor em Teologia e Diretor da I.T.P.

sábado, 25 de abril de 2020


TERMOS GREGOS PARA AMOR.

1. ERAO: EROS: (ErwV) Desejo sexual, desejo Passional entre homem e mulher.

2. PHILEO: PHILIA: (Filia) Afeição por amigos ou parentes. Estima do Objeto acima de tudo (Mt 6.21). Paulo Confronta essa atitude (1Co 16.22). Porem esse termo nunca esta relacionado ao mandamento de Amar. Sempre em tom de afeição e bem querer, nunca no tom de sacrifício.
“Amizade” no grego moderno, indica um amor virtuoso e desapaixonado. É o tipo de amor relacionado à amizade e companheirismo, onde não há a presença do eros. É descrito como o amor entre amigos e irmãos. Foi desenvolvido conceitualmente por Aristóteles, a incluir a lealdade aos amigos e à comunidade e requerendo igualdade e familiaridade. Esta é a única outra palavra para o “amor” usada nos textos antigos do Novo Testamento além de ágape, mas é usada substancialmente com menor frequência. Aristóteles diz que a philia é necessária como um meio para atingir a felicidade (“ninguém escolheria viver sem amigos mesmo se tiver todos os outros bens, a nobreza ou gentileza para si”).

3. PHILADELPHIA: (Filadelfia) Amor entre irmão de sangue (2Pd 1.7). Amor Fraternal, amor aos irmãos da Igreja (1Pd 1.22).

4. PHILANTROPIA: (Filantropia) Amor pela humanidade (At 28.2). é a expressão de gentileza, acolhimento, amor, amizade, pelas pessoas (Tt 3.4).

5. STERGO: (storgo ) “afeição” do grego moderno. É usada para indicar a afeição natural como aquela que os pais sentem pela prole. É considerado o mais benéfico dos afetos. Acontece especialmente na família, entre seus membros. Normalmente é a caracterizada como o amor dos pais aos filhos e outros membros do núcleo familiar. É o tipo de amor que nasce naturalmente, muitas vezes biologicamente e diferentemente de philia e eros, em que o amor aparece de formas circunstanciais. É um amor considerado “pronto”, do nascimento.

6. AGAPAO: AGAPE (agapaw). O termo é usado no Novo Testamento para designar: (a) o Amor de Deus Para Com seu Filho Jo 17.26; (b) para com o gênero humano Jo 3.16; Rm 5.8; (c) para aqueles que creem no Senhor Jesus Cristo      Jo 13.34. Obviamente esse não é um amor de satisfação, prazer, por autocontentamento ou afeto, concedido pela excelência de seus objetos e conquistas. Agape é o Amor Mandamental, Amor sacrificial, Amor que suporta as afrontas e defeitos 1Co 13; Amor Incondicional.

                As três direções do Amor.
(a) Amor Vertical: Deus x Homem.
(b) Amor Horizontal: Homem e seu Próximo.
(c) Amor Introspectivo: Homem olhando para seu interior. O amor a nos mesmos.


             No decorrer da historia do Homem, ele vai adquirindo o Amor e conhecendo por experiencia o significado de cada termo Grego para essa expressão......

Nenhum comentário:

Postar um comentário